• Home|
  • Palestrantes

Palestrantes


Clique no nome para ver foto e currículo


Bacharel em Ciências Sociais pela UFMG, possui pós-graduação no Curso Ópera - Agentes de Desenvolvimento em Cooperativas pelo Centro Universitário Newton Paiva e Sebrae-MG. Atuou de 2001 a 2004 como consultor nos Programas de Microcrédito e Cooperativas de Crédito, e atualmente é Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, Liderança e Cooperativismo do Sebrae-MG.

É Gerente do Sebrae, foi Diretor do Departamento de Competitividade Industrial e Secretário-Substituto da Secretaria de Desenvolvimento Produtivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior .Foi Vice-presidente do OECD Steel Committee . Foi Analista Sênior da Confederação Nacional da Indústria Brasil e desde 1994 fora Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Doutor em Economia pela Universidade de Campinas e pela Université Paris XIII, Mestre em Economia também pela Unicamp e graduado em Economia pela Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Politics - Political Economy - University of Sheffield. Em 2015 foi visiting scholar na Universidade de Cambridge. Atualmente é professor do Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Economia, com ênfase em Economia Política.

É assistente social e sociólogo e deputado estadual em quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foi secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social no Governo Fernando Pimentel e secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte na Administração Patrus Ananias. Foi vereador da Capital por dois mandatos. É funcionário concursado da Prefeitura no cargo de analista de políticas públicas, do qual está licenciado.

É Doutor em Economia, pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestre em Economia Política e Economista. Professor-doutor e coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUC-SP. Professor associado da Fundação Dom Cabral e da Fundação Instituto de Administração (FIA). Membro do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional, da USP. Ex-presidente do Cofecon- Conselho Federal de Economia e do Conselho Regional de Economia de São Paulo-Corecon. É autor de vários artigos e 12 livros e articulista colaborador de “O Estado de S. Paulo”.

É atualmente Assessor Especial do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Foi secretário-Adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Graduado em Comércio Exterior pela University of Central Oklahoma (EUA) e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Exatas, Administrativas e Sociais de Brasília - UPIS, pela qual também se especializou em Ciências Sociais Aplicadas. Foi Diretor de Acompanhamento Fiscal e Políticas Públicas no Ministério do Planejamento e Coordenador-Geral de Políticas Sociais no Ministério da Fazenda.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ e doutorado em Ciência Política também pelo IUPERJ . Atualmente é professor associado e vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, lotado em seu Departamento de Ciência Política. Com bolsa da Capes, cumpriu estágio sênior na University of Pennsylvania .Foi secretário-adjunto da Associação Brasileira de Ciência Política , integrou a diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e hoje integra o comitê acadêmico da mesma Anpocs. É pesquisador do projeto "Dinheiro e Política: a influência do poder econômico no Congresso Nacional", no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem atuado em diversas áreas da Ciência Política, com ênfase em Metodologia, Teoria da Escolha Racional e Política Comparada, enfocando principalmente sistemas eleitorais, financiamento de campanhas.

Engenheiro civil, atua na área de Planejamento e Produção e é especialista em Políticas Públicas, pela Unicamp. Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, preside o Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial (MG). É atualmente Gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional. Coordena a Assessoria Legislativa do Sebrae Nacional.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economics - New School for Social Research. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: inflação, desenvolvimento econômico, finanças funcionais, política econômica e dívida pública.

Editor executivo da revista Conjuntura Econômica da FGV/IBRE; Superintendente de Comunicação do IBRE/FGV e Superintendente de Publicações do IBRE/FGV; Repórter e editor do jornal Diário do Povo, em Campinas; Analista da publicação Economia para Homens de Negócios; Co-fundador do Jornal Gazeta Mercantil , onde, entre as diversas funções que desempenhou, foi chefe da sucursal do jornal no Rio de Janeiro; Editor executivo do jornal A Gazeta, do Espírito Santo; Jurado do Prêmio Esso de Jornalismo; Vencedor do Prêmio Abimaq de jornalismo econômico com a jornalista Lívia Ferrari.

Graduado em engenharia mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduado em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , especializado em Desarollo y Planificación  pelo Instituto Latinoamericano de Planificacion Económica y Social, possui mestrado  e doutorado em ciência econômica pela  UNICAMP e pós-doutorado pela Universidade Rutgers (1991). Foi Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e Ministro de Ciência e Tecnologia no Governo Dilma Rouseff.

É doutora em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV) com especialização em organização industrial, política de concorrência e regulação econômica. Ocupou vários cargos na Secretaria de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda. Foi economista-chefe para assuntos regulatórios da Embratel e diretora de economia do Grupo Libra (family office). É parecerista da Revista de Direito Administrativo da FGV e autora de inúmeros artigos nas áreas de defesa da concorrência e regulação. Atualmente é conselheira do CADE.

Engenheiro químico formado pela EQ/UFRJ, com mestrado e doutorado em Economia pelo IE/UFRJ onde atua como professor de graduação e pós-graduação e pesquisador. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Indústria e Competitividade (GIC/IE-UFRJ), tendo sido membro da equipe responsável pelo Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira, uma das maiores pesquisas sobre a indústria nacional já conduzidas, realizada entre 1992 e 1994. É um dos autores do livro “Made in Brazil: Desafios Competitivos para a Indústria Brasileira”.

Possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará e Bacharelado em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. Pesquisa na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.

Economista pela Universidade de Brasília e docente aposentado nessa instituição. Mestre na área pela Universidade de São Paulo, é professor colaborador de diversos cursos de pós-graduação em economia em importantes universidades do país. Autor de diversos livros, tais como “Demografia no Distrito Federal”, “A renda e a demanda de produtos alimentícios no Distrito Federal”, “Economia agrícola: uma defesa dos subsídios” e “Dívida externa: a crise rediscutida”, foi presidente dos Conselhos Federal de Economia e Superior da Previdência Social.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em urbanismo pela UFMG; mestre e doutor em Direito pela Warwick University (Reino Unido). Atualmente é membro da DPU Associates e da Teaching Faculty of the Lincoln Institute of Land Policy. É coordenador do IRGLUS, que é um dos parceiros do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT). Atua como consultor para organizações governamentais e não-governamentais no Brasil e em diversos países.

Mestre em Economia, ex-professor da UFMG, da FGV-BSB, da UCB e do IESB. Foi técnico da Fundação João Pinheiro e secretário adjunto do Trabalho e Ação Social e de Assuntos Metropolitanos, em Minas Gerais. Primeiro diretor-geral do Sest-Senat, é autor de diversas publicações e membro da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, da qual foi diretor por três anos.

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG, Mestre em Economia Industrial pela UFRJ e. Doutor em Economia Aplicada pelo Institut d’ Économie et de Politique de l’Energie - IEPE da Universidade Pierre Mendès, França. É  Professor Adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Grupo de Economia de Energia do Instituto de Economia. Foi Professor visitante da Universidade  Paris XI.  Atuou como consultor para o Ministério de Minas e Energia do Brasil e para diversas organizações no país e no exterior.

Economista paraense graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-graduação pela American University, de Washington, DC. È reconhecido pela atuação no magistério e nos estudos da Economia Brasileira. Foi professor do Departamento de Economia da UFPA, trabalhando com Elaboração e Análise de Projetos, além de Economia Brasileira. É Diretor Regional Norte da Federação Nacional dos Economistas.

Foi Professor Titular do Departamento de Demografia da FACE-UFMG e pesquisador do CEDEPLAR/UFMG. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Possui Diploma da Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe de Comendador, Ciências Sociais e Humanas, conferido pelo Ministério de Ciências e Tecnologia. É. PhD em Demografia pela Universidade da Califórnia/Berkeley e pós-doutor pela Universidade do Texas-Austin. Presidiu a ABEP a CNPD. Realiza pesquisas de avaliação de políticas públicas nas áreas de educação e programas sociais.

É graduado em Ciências Econômicas pela PUC Goiás, mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, pela UNICAMP, e doutor em Desenvolvimento Econômico, igualmente pela Unicamp. Foi diretor do Departamento de Ciências Econômicas da PUC Goiás, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e atualmente é Pró-Reitor de Comunicação e Diretor Geral da PUC TV Goiás. Foi membro da Diretoria Docente e é o atual presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas – ANGE. Atualmente é Conselheiro no COFECON.

É CEO da ABEEÓLICA - Associação Brasileira de Energia Eólica. Economista, Doutora - com formação acadêmica, especialista em Regulação e Mercados de Eletricidade, tendo escrito sua dissertação de mestrado e doutorado sobre o tema e publicou mais de trinta artigos sobre o setor elétrico. Foi Conselheira na ANEEL, trabalhou no Ministério das Finanças e Ministério de Minas e Energia. Foi Conselheira da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Foi eleita pelo Recharge's Renewable Thought Leaders Club, como um dos profissionais mais influentes no cenário global de energia renovável.

É Professora Associada da Faculdade de Medicina da UFMG. É graduada em Economia pela FACE-UFMG e Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR-UFMG. Em 2000 obteve o V Prêmio Brasil de Economia, como primeira colocada na categoria tese de doutorado. Pesquisadora do CNPq e da FAPEMIG. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO e Líder do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde - GPES da UFMG. Atua na área de Saúde Coletiva com ênfase em politica de saúde e economia e avaliação de sistemas e serviços de saúde.

Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá, com intercâmbio na Technische Universität Ilmenau (Alemanha) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos seguintes temas: crescimento econômico, economia internacional e política monetária e cambial. 

Graduanda em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Técnica em Turismo e Lazer pelo Centro Federal de Educação Técnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Foi Diretora Nacional da Gestão 2016/2017 da Federação Nacional de Estudantes de Economia - FENECO e membro da Comissão Organizadora do XXII Encontro Regional de Estudantes de Economia do Sudeste. Atualmente é Estagiária do Núcleo de Estudos em Educação e Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro e Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. 

Mestre e Ph. D em Economia Agrícola pela Purdue University (Indiana) e graduado em engenharia agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou durante muitos anos como servidor público na EMATER-MG e EMBRAPA. Foi presidente da CODEVASF e Secretário Nacional de Irrigação. Atuou também como professor do curso de pós-graduação em Economia Regional do CEDEPLAR-UFMG, do curso de pós- graduação da Fundação Getúlio Vargas e do curso de pós-graduação da Faculdade de Economia e Administração da USP. É atualmente Assessor Especial da Presidência da Embrapa.

Possui graduação em Ciências Econômicas e Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas Foi professor-adjunto da PUC Minas, professor-adjunto da UFMG, professor livre-docente da UNICAMP, professor-visitante da UFES e professor da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Foi agraciado, em 2011, com o Primeiro Lugar no XVII Prêmio Brasil de Economia, do Conselho Federal de Economia, com o livro 'Economia e Política das Finanças Públicas no Brasil'. Leciona, desde 2011, na Escola de Governo do Legislativo do Estado de Minas Gerais.

Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciências Econômicas (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2015) em Geografia na UFMG. Tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Geografia Econômica/Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria urbana contemporânea, neoliberalismo e produção do espaço, movimentos sociais urbanos, direito à cidade, regiões metropolitanas, planejamento metropolitano, cidade-região.

Jornalista com experiência em web, TV, impresso, assessoria, mídias sociais, produção e organização de eventos, media training e cerimonial. Atualmente é jornalista produtor de conteúdo em Content Marketing (Marketing de Conteúdo), utilizando ferramentas como o WordPress e atuando com SEO. Sua experiência anterior foi como repórter da editoria de esportes em jornal impresso. Já atuou como repórter no portal de notícias da Globo, o G1. Passou pela assessoria de comunicação de um órgão público municipal em Teresina-PI. Também fez trabalhos como freelancer em agência de comunicação. Na academia, assinou duas edições de um jornal laboratório como editor e repórter, e encabeçou o primeiro projeto de revista da faculdade. Possui habilidades em produção e edição de textos, fotografia, edição em programas de áudio, vídeo e paginação de jornais e revistas.

É Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisador nível 1 do CNPq. Doutor em Economia pela USP e pós-doutorado em Economia pela University of Tennessee. Ex-professor visitante na University of Illinois e Visiting Fellow in Economics no Centre for Brazilian Studies, University of Oxford. Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, de capítulos de livros e de livros relacionados aos seguintes tópicos: teoria pós-keynesiana, macroeconomia aberta, políticas de estabilização e sistema monetário internacional.

É Professor Titular da UNICAMP. Graduação em Economia pela UFMG, mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela UNICAMP. Experiência profissional na área de Macroeconomia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira. Foi Vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da CEF e Diretor-executivo da FEBRABAN. Membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Securitização, onde foi eleito, por representantes de seus sócios, Presidente do Conselho. Autor de livros e artigos publicados em revistas especializadas e em jornais de grande circulação.

Ph.D em Economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley, Mestre em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP e Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/USP. É atualmente Professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração- PAE-EAESP/FGV. Foi presidente do Cade e da Sabesp e é consultor da GO Associados, da qual é sócio-fundador.

É o atual Ministro da Fazenda do Brasil. É engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui MBA pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD. Com larga experiência como executivo do setor financeiro brasileiro e internacional, foi presidente do Banco Central do Brasil (BCB), cargo que ocupou de 2003 a 2011. Preside o Conselho de Administração da J&F Investimentos, dona do Banco Original, JBS, Vigor, entre outras empresas.

É um eminente economista da corrente pós-keynesiana. É diretor de pesquisa no Levy Economics Institute e do programa de mestrado em teoria econômica do mesmo instituto. Atua também como professor de finanças de desenvolvimento na Universidade de Tecnologia de Tallinn (Estônia). Atuou como Relator do Presidente da Comissão da Assembléia Geral da ONU sobre a Reforma do Sistema Financeiro Internacional.

Professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG), e doutor em História Econômica pela USP. Leciona na FACE/UFMG desde 1976. Tem publicado artigos e ensaios sobre história econômica e economia política em diversas revistas especializadas. É autor, entre outros títulos, de Raízes da modernidade em Minas Gerais (2000). Como organizador, publicou Adeus ao desenvolvimento: a opção do governo Lula (2005), A economia política da mudança: os desafios e os equívocos do início do governo Lula (2003) e Presença de Francisco Iglésias (2001).

É economista e especialista em temas relacionados com a organização industrial e competitividade, inovação e estratégias de negócios, bem como políticas de financiamento e desenvolvimento da produção. Formou-se em Economia pela PUC Minas e em Jornalismo pela mesma instituição. Obteve seu PhD em Economia da Inovação e Políticas Públicas pela Universidade de Sussex (Inglaterra). Antes de integrar o Conselho de Administração do BNDES, ocupou o cargo de diretor da Divisão de Produção e Desenvolvimento Corporativo da Cepal. É professor da UFRJ, onde foi diretor do Instituto de Economia.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nos cursos de graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia. Experiência de ensino com ênfase em Teoria Econômica, nas áreas de Economia Política e Macroeconomia.

É economista, bacharel em Direito e PhD em Economia. Foi nomeado secretário de Assuntos Internacionais (Seain) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.Com experiência nos setores público e privado e passagem por organismo internacional, Arbache tem ainda carreira na área acadêmica. É professor de economia na Universidade de Brasília (UnB). Antes de trabalhar no Ministério do Planejamento, foi assessor econômico sênior da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e economista sênior do Banco Mundial, em Washington.

É graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE, com pós-graduação pela UFRJ e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Engenheiro da Chesf desde 1976, onde ocupou vários cargos gerenciais, tendo presidido a instituição de julho de 2015 a janeiro de 2017. Ocupou também o cargo de diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Participou de diversos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho relevantes para o desenvolvimento do Setor Elétrico nos últimos 20 anos, como o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

É Professor do Instituto de Economia da UNICAMP, possui mestrado e doutorado em Economia Social e do Trabalho pela UNICAMP e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Emprego, Relações de Trabalho, Sindicalismo e Negociação Coletiva. É Pesquisador e diretor do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho). Foi Membro da diretoria da ALAST e Presidente da ABET . É Membro da comissão de apoio à ABET no mandato atual e membro da GLU (Global Labor University).

É sociólogo, mestre em economia e doutor em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado no Núcleo de Estudos de População – NEPO/UNICAMP. Professor titular do Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE.

É Professor Associado do Departamento de Economia da FEA-USP. Fez graduação em Física no Instituto de Física da USP, em Filosofia no Departamento de Filosofia da USP e em Direito na PUC-SP. Possui Mestrado em Física pelo Instituto de Física da USP, sendo Master e Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Pitsburgh, Pensylvania. Fez Doutorado em Economia pelo Departamento de Economia-USP, Doutorado em Física pelo Instituto de Física da USP e Pós-doutorado em Relações Internacionais pelo Departamento de Ciência Política da USP.

É formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça e Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia. Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP. Foi consultor do Secretário Geral da ONU, na área de Assuntos Políticos Especiais. Continua com o trabalho de consultoria para diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Foi Secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo. É autor de cerca de 40 livros e de numerosos artigos.

Concluiu o doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia, pela UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ; Research Scholar do Levy Economics Institute-Bard College, NY-EUA; Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Políticas Publicas e Estratégias de Desenvolvimento da UFRJ; Pesquisador do CNPq e membro da International J. A Schumpeter Society. Foi Senior Program Officer na Fundação Ford, no Rio de Janeiro e em Nova Iorque e Pesquisador do Institute for Developing Economies em Tóquio e da United Nations University (WIDER).

É um jornalista brasileiro. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, escrevendo por muitos anos sobre economia neste jornal. Foi, ainda, comentarista econômico da Rede Bandeirantes de Televisão e da TV Cultura de São Paulo. Também atuou no rádio, como um dos apresentadores do Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes de São Paulo, ao lado de José Paulo de Andrade e Salomão Ésper. Atualmente trabalha em projetos próprios da Agência Dinheiro Vivo e apresenta o programa "Brasilianas.org" na TV Brasil, rede que faz parte da empresa estatal Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

É economista e consultor, com carreira destacada nas áreas acadêmicas, empresarial e na atividade pública. Bacharel em economia pela USP, Mestre e PhD em economia pela Vanderbilt University, atuou como assessor econômico do Ministro Delfim Neto e do Presidente José Sarney. Publicou e apresentou trabalhos em Fóruns nacionais e internacionais. Foi Professor da FGV SP, Universidade de Brasília e ITA e Membro do Conselho da Cia. Suzano, Nestlé e Banco BBVA. Atualmente é Consultor Sênior da Rosenberg Associados, sócio da Rosenberg Partners e VP do Sport Club Corinthians.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Economia pela University of London e pós-doutorado pela Università degli studi di Roma Tre. Foi Professor Titular do Departamento de Economia da UFMG. Atualmente é Professor de Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Profits, Ricardo, Lucros, Smith, Malthus e Horner.

É engenheiro e economista, tendo se graduado pela USP em engenharia de produção e obtido o título de doutor em economia pela Unicamp. Foi presidente do BNDES no período 1995-98, cargo que deixou em abril de 1998 para assumir o Ministério das Comunicações. Após desligar-se do governo Fernando Henrique Cardoso, no fim daquele ano, passou a se dedicar ao mercado financeiro. É presidente do Conselho da Foton Brasil e colunista do Jornal Valor Econômico. Luiz Henrique da Silva é Coordenador Nacional do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

É Professor Titular na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE/UERJ) e Pesquisador nível 1 do CNPq. Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB). Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutor em Economia pela UNICAMP, realizou seu pós-doutoramento no St Antonys College, Universidade de Oxford. Suas principais áreas de pesquisa incluem economia monetária e financeira, macroeconomia, desenvolvimento econômico e teoria pós-keynesiana. Tem publicado extensamente artigos em várias revistas nacionais e internacionais . É autor do livro Financial Liberalization and Economic Performance: Brazil at the Crossroads (Routledge) e Sistema Financeiro, Bancos e Financiamento da Economia: uma abordagem keynesiana (Campus), coautor de Economia Monetária e Financeira (Campus).

Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP. Em 1966 iniciou suas atividades docentes como professor de Introdução à Economia na PUC-SP, tendo sido contratado pela UNICAMP dois anos depois e se tornou Professor Titular desta instituição. Em 1975 obteve seu doutorado em Economia pela UNICAMP. Assumiu a Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (durante a gestão Dilson Funaro), tendo tido significativa participação na elaboração e execução do Plano Cruzado. Foi um dos fundadores da  Facamp (Faculdades de Campinas).

É Coordenador Nacional do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e integrante do Conselho Nacional de Economia Solidária.

É engenheiro eletricista, com 30 anos de experiência no setor, formado pela PUC/RS e pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, com mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. É empregado da Eletrobras Eletrosul desde 1980. Ocupou a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, no governo Lula, tendo sido depois promovido ao cargo de ministro de Minas e Energia. Foi também secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia e Presidente da Eletrosul.

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciência Econômica pela UNICAMP. Atualmente é Professor Livre Docente da UNICAMP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Politicas Sociais e do Trabalho. Foi pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), bem como membro do corpo docente da Unicamp.  Dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo durante o governo de Marta Suplicy. Foi Presidente do IPEA, em Brasília. Hoje é Presidente da Fundação Perseu Abramo.

Atual Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, é Ph.D em Economia pela University of London - UCL. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia da UFMG. Publicou 32 artigos em periódicos especializados, 31 capítulos de livros e editou 4 livros. Seus temas de pesquisa são: economia regional, sistema financeiro, bancos, desenvolvimento, Keynes, financiamento, exclusão financeira e moeda. Além de suas atividades acadêmicas, exerceu os cargos de Embaixador da Regional Studies Association para o Brasil e Presidente da FUNDEP, vinculada à UFMG.

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás, Coordenador Geral da Federação Nacional de Estudantes de Economia (FENECO), Coordenador do Projeto Crisálida (estratégia de combate à extrema pobreza na região metropolitana de Goiânia), Vice-Presidente do Centro Acadêmido de Ciências Econômicas Paulo Bertran, Conselheiro Municipal de Assistencia Social.

É economista e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Foi assessora da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério das Minas e Energia (MME) e Secretária de Estado de Indústria, Comércio e Mineração – SEICOM – no Pará. Integra o board do International Society for Ecological Economics (ISEE). Atualmente também ocupa do cargo de Secretária Adjunta de Estado de Ciência e Tecnologia no Pará.

É professor adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do CEDEPLAR-UFMG, no âmbito do Núcleo de Pesquisa em História Econômica e Demográfica. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Economia e doutorado em Demografia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de História Econômica, Demografia, com ênfase em Métodos e Técnicas de Demografia Histórica e Demografia do Mercado de Trabalho.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas.  Lecionou na FACE-UFMG desde 1976 e foi pesquisador do CEDEPLAR-UFMG Tornou-se professor titular da FACE-UFMG em 1991. Em 1993, assumiu a Secretária Municipal de Planejamento de Belo Horizonte e, a partir de 2003, ocupou diferentes postos na diretoria do BNDES.

É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre e doutor em Ciência Econômica pela UNICAMP. Professor titular da UNICAMP. Tem experiência na área de Economia do Setor Público, com ênfase em Finanças Públicas Brasileiras, inclusive Previdência Social. Pesquisas e publica na área de História do Pensamento Econômico. Nos últimos anos, pesquisas concentradas em pensamento econômico brasileiro (Celso Furtado, Cairu) e formação do pensamento econômico no período 1650-1780, particularmente economia monetária.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFMG, Mestrado em Economia pelo CEDEPLAR- UFMG e doutorado em Economia pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas. Realizou pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra e na Universidade de Harvard. Desde 1995 é professora do Departamento de Economia, da UFMG, lecionando para a graduação em Economia e Gestão de Serviços de Saúde e para os programas de pós-graduação em Economia e Demografia do CEDEPLAR. É Pesquisadora de produtividade 1D do CNPQ. Atualmente é diretora do CEDEPLAR.

Professor titular e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), professor associado da Universidade de São Paulo (USP), colunista do jornal "Valor Econômico" e consultor da Fundação Itaú Social. Naércio é PhD em economia pela University College London e publicou vários artigos acadêmicos em revistas nacionais e internacionais.

Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é Ph.D em Economia pela New School for Social Research, de Nova York. Foi ministro do Planejamento e da Fazenda no Governo Dilma Rousseff. Teve boa parte de sua carreira na esfera pública federal. O professor titular da Escola de Economia de São Paulo (da FGV) foi secretário de Acompanhamento Econômico, secretário de Política Econômica e secretário executivo do Ministério da Fazenda. Foi também presidente do Conselho do Banco do Brasil e integrante do Conselho de Administração da Vale.

Formou-se em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense (RJ) com especialização em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Foi Ministro interino de Minas e Energia, entre maio de 2007 a janeiro de 2008. Foi Diretor Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL de 2009 a 2013. É atualmente Presidente do Conselho de Administração da Light.

É formada em Engenharia Elétrica, com mestrado em Engenharia Nuclear e especialização em Termohidráulica de Reatores na Alemanha, sendo uma das mais experientes profissionais do setor, reunindo, em seu currículo, cargos de destaque nas principais empresas e órgãos da área de energia. Atualmente é presidente do Conselho de Energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ, do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio – CNC e membro do Conselho de Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas. É a atual Presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear.

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais; doutor em Ciência Política pelo IUPERJ - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento e Política Comparada; modelos de desenvolvimento e políticas sociais.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da UFMG. É atualmente economista da Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)

É mestre em Demografia pela University of Pensylvania, professor da Fundação Dom Cabral; foi Professor Adjunto nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Economia da UFMG; Professor Visitante nos cursos de Pós-Graduação em Políticas Públicas, pela LBJ School of Public Affairs – University of Texas, 2005; ex-presidente do BDMG; ex- Secretário de Planejamento e Coordenação Geral e ex-Secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais; vice-presidente de Planejamento e Administração do BID; e ex-ministro de Planejamento e Orçamento, 1998-99; e do Trabalho, 1995-98.

É Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores. É professor licenciado da PUC Minas, onde começou a dar aulas em 1979 e também funcionário concursado da Assembleia Legislativa de Minas. Foi prefeito de Belo Horizonte de 1993 a 1997. Entre os anos de 1997 e 2001, voltou seu foco para a academia, concluindo seu mestrado em Direito Processual pela PUC Minas. Durante o governo Lula, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foi ministro do Desenvolvimento Agrário do Segundo Gabinete Dilma Rousseff.

É doutor em Economia (M.A. e Ph.D) pela Universidade de Chicago. É Diretor-Presidente da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito, integra o Comitê de Gestão do Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Foi Membro do Conselho de Administração de alguns destacados grupos nacionais e internacionais e contribui para diversas mídias, como colunista e comentarista. É autor de mais de dez livros, entre os quais “A Crise Financeira Internacional”, “A Grande Bolha de Wall Street” e “Tributos no Brasil – Auge, Declínio e Reforma”. Exerce atualmente o cargo de Presidente do BNDES.

É graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e fez curso de especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais em Haia (Holanda). Foi professor titular da FACE-UFMG e fundador e primeiro diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (CEDEPLAR). Exerceu, entre outros, os cargos de Ministro da Fazenda, Secretário de Planejamento e da Fazenda do Governo do Estado de Minas Gerais e Diretor de Planejamento Econômico da Fundação João Pinheiro. Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no Exterior.

É professor do Instituto de Economia da Unicamp e trabalha com os aspectos macroeconômicos do desenvolvimento brasileiro, em particular com o tema da taxa de câmbio e da política cambial. Graduou-se em economia na UFRJ e fez mestrado e doutorado na Unicamp, sendo hoje diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) da UNICAMP, diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e coordenador do Conselho Editorial do Brasil Debate. Em 2016 lançou o livro “Taxa de Câmbio e Política Cambial no Brasil”, publicado pela FGV.

Graduanda em Economia pela Universidade de São Paulo. Técnica em Mecatrônica pela Etec Martin Luther King. Ex- participante do Programa de Extensão Social a Comunidade (PESC- FEA-USP) responsável por elaborar projetos de consultoria para o terceiro setor. Desenvolve projeto de iniciação científica no âmbito macroeconômico com a temática " Fatores Condicionantes do Endividamento Familiar no Brasil", orientada pela Prof Laura Carvalho (Departamento de Economia/FEA-USP). Atual Diretora de Relações Públicas da FENECO (Federação Nacional dos Estudantes de Economia).

Possui graduação e mestrado em Economia pela UnB, e doutorado em Economia pela University of Oxford (Reino Unido). Foi diretor do Escritório da Cepal no Brasil entre abril de 1995 e novembro de 2010. Atualmente é professor de tempo parcial da UnB e secretário-adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial e Integração Econômica. Escreveu mais de dez livros, sendo dois livros-textos.

É mestre e doutor em Economia pela Universidade de Harvard (EUA), na qual foi assistente de professor titular. Foi professor titular da FEA-USP, lecionou na Universidade Mackenzie, foi professor visitante nas universidades de Kobe (Japão), Internacional da Flórida (EUA) e fez pós-doutorado na Universidade de Cambridge, Inglaterra. É assessor da Faculdade de Economia da FAAP, na qual é editor da Revista de Economia & Relações Internacionais. Sua trajetória profissional inclui cargos nos governos federal e estadual e em várias entidades.

É Conselheiro do Diretor Presidente da Vale no Rio de Janeiro, onde acaba de se aposentar do cargo de Diretor de Relações com Investidores e Economista-Chefe, sendo responsável pela relação global com os participantes do mercado de capitais. Foi Diretor do Banco Central do Brasil, Professor de Economia da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas e Presidente da IBMEC. Foi também diretor da Vale (VALE5) e atualmente é diretor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Foi representante do governo no Conselho de Administração da Petrobras em 2015.

É economista argentino, professor honorário da Universidade de Buenos Aires, trabalhando atualmente como pesquisador no Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes). É especialista em macroeconomia, finanças e desenvolvimento e possui numerosos artigos e livros puiblicados. Trabalhou como consultor em organizações internacionais bem como para os governos da Argentina e de outros países latino-americanos.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e Ph.D. em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, Los Angeles - UCLA. Atualmente é Professor Associado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, da Face - Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - NPGAU, da Escola de Arquitetura da UFMG.

É graduado em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. É atualmente Professor Adjunto do Departamento de Serviço Social da UFRN. Atua nas áreas de Políticas Públicas no Semiárido, Economia Solidária e Desenvolvimento Local e Territorial Sustentável.

É engenheiro agrônomo, professor e político brasileiro. Formou-se engenheiro agrônomo pela  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Foi ministro da Agricultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, É coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP. Tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFMG e mestrado em Teoria Econômica pela UNICAMP. Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pesquisador associado ao International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG). É especialista em macroeconomia e política fiscal, tendo publicado inúmeros estudos em tópicos relacionados às finanças públicas nos níveis central e subnacional, assim como as sobre relações entre finanças públicas, distribuição de renda e desenvolvimento.

É Doutor em Economia pela University College London. É professor de Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-Coordenador de Estudos de Regulação e de Meio Ambiente do IPEA, Ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação para as áreas de Pesquisa e Relações Internacionais, Ex-Diretor de Políticas Ambientais do Ministério do Meio Ambiente. Review Editor do IPCC/AR5/WGIII/Ch15. Atua principalmente nos seguintes temas: valoração e regulação econômica ambiental.

Rosa Maria Marques, professora titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUCSP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES)

Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Economia e doutorado em Ciência Política (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Graduação e Pós-graduação (mestrado) em Economia Política na mesma instituição. É Diretor da Associação Nacional de Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia e conjuntura econômica, economia política e economia brasileira.

Rudá Guedes Moisés Salerno Ricci é um cientista político formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na década de 80. Mestre em Representação Sindical no Brasil pela Unicamp e Doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. Diretor do Instituto Cultiva em Minas Gerais.

Economista, graduado na Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (1997), Pós Graduado em Gestão pela Qualidade Total, Pós Graduado em Administração de Recursos Humanos pela FAESA e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Trabalhou 15 anos como supervisor de produção de energia elétrica. É especialista em operação de usinas hidroelétricas. Atualmente, é Diretor do Centro Universitário do Espírito Santo, consultor de empresas e Diretor geral de hospital.

É Ph.D. em Economia Ambiental pelo Imperial College London, Mestrado em Estatística do Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e Bacharel em Matemática pela PUC-Rio. Suas experiências profissionais incluem a presidência da Agência Estadual de Meio Ambiente - FEEMA / RJ e 22 anos no Banco Mundial, com ênfase na coordenação do estudo "Economia do Estudo da Mudança Climática", desenvolvido em parceria com o governo britânico. Foi Secretário de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência do Brasil (SAE / PR).

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado e doutorado em Economia pelo Cedeplar/UFMG. Atualmente é professora adjunta na mesma instituição, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Social, Economia Popular e Solidária, Economia da Cultura.

É doutora e mestre em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE/FGV) e bacharel em economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ex-economista do Departamento de Pesquisa do Banco BBM. Professora do Mestrado Profissional em Economia da EPGE/FGV e Coordenadora Técnica do Boletim Macro IBRE.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em MASTER - DEA pela Universidade de Valencia e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidad de Valencia - España. Atualmente é pesquisadora do NUTRA/PROEX- PUC-Minas. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais dos cursos de Economia, Direito e Turismo. Tem experiência na área de Economia da Tecnologia, Economia do Trabalho, com ênfase em Politicas e Programas de Bem-Estar Social.

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Paraná ; Mestre em Economia pela Universidade de Brasília ; doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas ; e pós-doutora pela Universidade de Brasília. É professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia e Diretora do Instituto de Economia e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política .Foi Secretária de Agropecuária e Abastecimento do Município de Uberlândia , presidente interina do IPEA e Diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA . No âmbito da Universidade foi ainda coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia e do Curso de Graduação em Economia. Foi Pesquisadora visitante do IPEA, sendo que exerceu a coordenação de pesquisas financiadas por este último órgão, como também pela FAPEMIG. Fundadora da Sociedade Brasileira de Economia Política e da Associação Keynesiana Brasileira, tendo sido diretora por dois mandatos de ambas as agremiações.

Possui graduação em Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas Atualmente é prof. titular da Universidade Estadual de Campinas, membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Economia Latino-americana e Economia Regional.

MODERADORES


Doutor em Ciência Política pela UFMG, Mestre em Economia pela UFRJ e Graduação em Economia pela UFMG . Formação teórica em Economia, Sociologia e Ciência Política. No setor público atuou como analista, gestor e desenvolvedor de políticas para a Secretaria Municipal da Fazenda de Belo Horizonte, Prefeitura de Santa Luzia e Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Lecionou como professor de Economia na UFMG e na Newton Paiva. Lecionou ainda em cursos superiores no SENAC-Mg e Isabela Hendrix. Chegou a coordenador geral de Pesquisas na Fundação Ipead-UFMG. Coordenou o Curso de Economia do Unicentro Newton Paiva. Consultor de planejamento da MP3 empreendimentos. Analista de inteligência no BDMG. Vice-Presidente do CORECON-MG. Maior experiência em gestão pública, análise de mercado, pesquisa econômica aplicada, análise de conjuntura, economia internacional, gestão, finanças públicas e tributação no Brasil.

Anderson é servidor de carreira do Sebrae, Mestre em Administração pela UFMG e professor em cursos de graduação, nas disciplinas de administração e economia, e de pós-graduação, nas áreas de gestão de pessoas e inovação tecnológica. É atualmente Diretor Técnico do Sebrae-MG. Foi Prefeito de Congonhas-MG (2005-2012).

É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e aluna do curso de MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Rondônia (Corecon-RO) e atualmente ocupa o cargo de conselheira federal do COFECON. Tem experiência em gestão de políticas públicas, planejamento e finanças públicas, elaboração de planos de desenvolvimento regional e projetos de viabilidade econômica. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente da Junta Comercial do Estado de Rondônia.

Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG e bacharel em Direito pela PUC/MG. É Mestre em Economia pelo CEDEPLAR - UFMG e Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ. É professor aposentado do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, ex- Diretor do Centro de Estatísticas e Informações da Fundação João Pinheiro, ex- Vice-Diretor da FACE–UFMG e ex- Presidente do CORECON-MG. Trabalha como consultor na área de Economia e como professor convidado de vários cursos de pós-graduação lato sensu.

Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais). Trabalha no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) desde dezembro de 1981. É professor no curso de Especialização em Economia e Trabalho da Escola Dieese de Ciências do Trabalho e aluno do Doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP).

É Bacharel em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas pela PUC-Minas, possui diversos cursos de pós-graduação no país e no exterior. Atuou, também, como professor em diversas faculdades e cursos de pós-graduação. Entre os diversos cargos que ocupou destacam-se: Executive Vice-Presidente– CEO do Safra National Bank of New York; Presidente do BDMG; Presidente da ABDE; Presidente do Sebrae–Minas (antigo CEAG-MG); Secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral; Minas e Energia; Indústria, Comércio e Mineração do Governo de MG.

Economista e Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Econômica pela FGV-RJ, Mestrado em Desenvolvimento Econômico e Doutorado em Economia Aplicada pela Unicamp. Foi Presidente do Corecon/PA, presidente do Conselho Fiscal da Cosanpa e Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Integração Regional e Secretário de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Pará. Atualmente é presidente da Fapespa e Conselheiro Efetivo do Cofecon. 

É economista pela UFPE. Doutor em Economia pela UnB. Integrou o quadro de economistas da UFPE, de auditores do TCE/PE e de professores da União Educacional de Brasília (UNEB, 2000-2006), da Faculdade Boa Viagem (FBV, 2007-2008) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 2011-2012). Coordenador do Departamento Econômico do Banco Central no Recife, Presidente do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon- PE), Membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e Vogal da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) pelo Corecon-PE.

É doutora em Economia pela UFRJ e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, com experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho e Proteção Social. Atualmente atua como Economista do IBGE na Coordenação de Emprego e Renda, já tendo trabalhado por três anos na Coordenação de Índice de Preços. Anteriormente trabalhou como Economista Plena da Petrobras Transportes S.A.. É professora em diversas instituições de ensino superior e de pós-graduação.

Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Economia e professor titular das disciplinas “Pesquisa Operacional” e “Análise de Projetos e Investimentos”. Cursou graduação e mestrado em Economia na USP, Direito na USP, Filosofia na USP, e pós-graduação na FGV/SP e no Insper. Foi presidente de empresas de capital aberto, entre elas Medial Saúde e Grupo CSU, e também Diretor Financeiro da Credicard. Atualmente é presidente da Verisys Tecnologia e Soluções S/A e do Grupo Plurima X. É conselheiro e consultor de renomadas instituições nacionais e internacionais.

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi repórter, colunista e editor de Economia de jornais impressos em Belo Horizonte e em Brasília. Atuou como Assessor de Comunicação da Secretaria de Planejamento do Estado de Minas Gerais e da presidência da Assembleia Legislativa de MG. Foi, por 29 anos, professor de Jornalismo Econômico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Assessor de Comunicação do CORECON-MG.

É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e doutor em Teoria Econômica pela UNICAMP, tendo realizado pesquisa de doutoramento na Universidade de Bordeaux – França .Em 2014, foi pesquisador visitante da Universidade de Columbia. Obteve mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialização em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e bacharelado em Economia pela UFMG. Leciona no curso de pós-graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (Propaga-UnB).

É Conselheiro efetivo e presidente da comissão de licitação CORECON-Pr, Presidente da Federação Nacional dos Economistas e do Sindicato dos Economistas do Paraná, Secretário Executivo da UGT, consultor de empresas na área de saneamento, nas funções de Gerente de Recursos Humanos, Suprimentos, Informática, Planejamento, Comercial e de Medidores de Vazão. Foi também Diretor da Fundação de Previdência da Sanepar. Co-autor do livro ”Medição de Água”. Ministrou palestras na Sanepar, em diversas Companhias de Saneamento e fábricas de medidores.

Foi conselheiro do Conselho Regional de Economia de Brasília - Corecon/DF e presidente da entidade em 1999. Atualmente preside o Conselho Federal de Economia – Cofecon. É doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mestre em Gestão Territorial, ambos pela UnB, e especialista em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. O economista também é presidente do Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (Ibrase) e foi eleito presidente da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) para o biênio 2016/2017.

Economista pela UFC, MBA em Finanças na FGV-SP, Mestre em Administração de Empresas pela UECE, Doutor em Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial pela Universidade de Barcelona. É Professor da UECE e Consultor de Estratégia e Finanças. Já foi presidente do CORECON-Ceará no ano de 1997 e assume agora, após vinte anos, a presidência do Conselho pela segunda vez.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Administração pelo PPGA/UFLA (área de gestão social). É conselheiro regional do Conselho Regional de Economia (MG) e conselheiro suplente do Conselho Federal de Economia (COFECON), professor universitário, membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – PPGP e Diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Possui graduação em Economia pela UFMG, mestrado em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG, doutorado em Economia pela UnB e pós-doutorado em Economia pela UFMG e pela Universidade de Cambridge Foi pesquisador do IPEA e coordenador do Boletim de Política Industrial do IPEA. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia Pós keynesiana, Finanças Internacionais e Crescimento Econômico.

Possui formação superior em Ciências Econômicas obtido na Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Administração obtido na Universidade de Brasília. Crédito do Mestrado em Ciências Econômicas obtido na EPGE da Fundação Getúlio Vargas. Título de Doutor em Ciências Sociais obtido no CEPP AC/UnB. Trabalhou na Secretaria da Receita Federal, no CADE, na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e no Ministério dos Transportes. Foi presidente do Corecon-DF em 1993, 2001-2002 e 2007-2008 e Vice-Presidente do COFECON em 2010 e 2011.

É mestre em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui pós-graduação em Planejamento Urbano, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); em Infraestrutura Urbana, pela Organização dos Estados Americanos (OEA); em Matemática Aplicada à Planificação, pelo Centre d'Études et de Prospective (CEP); e em Administração Pública, pelo Institut International d'Administration Publique (IIAP). Vice-Presidente do COFECON nos anos de 2005 e 2017.

É graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, com especialização em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Foi presidente do Conselho Federal de Economia de 2014 a 2015, auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994 e, atualmente, é consultor. 

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor do MBA da Fundação Dom Cabral e Professor de Teoria Econômica da UNA - BH. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico. Exerce presentemente o cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais

É bacharel em Direito e Ciências Econômicas pela UFMG e tem pós-graduação em Administração Pública (Fundação João Pinheiro) e em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral. Concursado do Banco Central do Brasil em 1995, exerceu vários cargos públicos desde então, trabalhando atualmente como Assessor Especial da Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República. Foi também assessor especial do Ministro Patrus Ananias e, na Prefeitura de Belo Horizonte, ficou à frente da diretoria do Departamento de Administração e Finanças. É Conselheiro titular do COFECON.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ e doutorado em economia pela University of California, Los Angeles UCLA (2008). Atualmente é professor do Ibmec-BH e economista da Assessoria Econômica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em análise de conjuntura.

Graduanda em Economia Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Diretora assessora da Regional Sudeste 2 da atual Gestão 2017/2018 da Federação Nacional de Estudantes de Economia - FENECO

É Economista, Vice-Presidente do Conselho Federal de Economia na gestão de 2014, Conselheiro Federal, Secretário Executivo do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro, Diretor do Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro, Consultor em Planejamento Estratégico Situacional, Ex- Chefe de Gabinete na Câmara dos Deputados em Brasília, Analista de Comércio Exterior nas áreas têxtil, maquinaria pesada e química fina durante 15 anos, lecionou cadeiras do curso de Economia e Estatística nas Universidades Veiga de Almeida e Gama Filho.